ALERTA: Ciclone extratropical deve provocar ventos de até 116 km/h no Sul e Sudeste a partir de sábado
Na microrregião de Marechal Rondon ventos podem chegar a 30Km/h
A formação de um ciclone extratropical promete trazer condições severas de tempo a partir do sábado (8), com ventos que podem ultrapassar os 110 km/h e risco de chuvas intensas e granizo em várias regiões do Sul e Sudeste do Brasil.
De acordo com as previsões meteorológicas, o sistema começa a ganhar força sobre a região de Porto Alegre ainda na madrugada de sábado, por volta das 6h, com rajadas que variam entre 60 e 90 km/h em todo o Rio Grande do Sul, especialmente no litoral sul.
Durante a manhã, o vento deve atingir 90 km/h em Araranguá e cerca de 70 km/h em Criciúma. Ao meio-dia, as rajadas podem ultrapassar os 100 km/h entre Jaguaruna, Cabo de Santa Marta e o litoral catarinense.
Na Grande Florianópolis, as previsões indicam ventos extremos de até 116 km/h, enquanto em Blumenau e Joinville as rajadas devem ficar entre 80 e 90 km/h. Em Curitiba, o vento pode alcançar até 64 km/h.
O sistema também deve impactar o litoral paulista e a Grande São Paulo, onde as rajadas podem chegar a 100 km/h no sábado à tarde. No litoral sul de São Paulo, a força do vento pode ultrapassar 100 km/h a partir do início da noite.
Durante a madrugada de domingo (9), o ciclone deve se deslocar em direção ao litoral do Rio de Janeiro, com rajadas entre 60 e 80 km/h.
Meteorologistas alertam para mar agitado, riscos à navegação, possíveis danos na rede elétrica e queda de árvores e estruturas. A recomendação é que a população acompanhe os alertas oficiais do INMET e da Defesa Civil, evite o litoral e reforce telhados e construções diante do potencial destrutivo dos ventos.
Em Marechal Cândido Rondon a previsão de ventoé de 20 a 30 kmporhora dessexta-feira dia 7, sábado dia 8 de 15 a 23 e domingo dia 10 ventos de 10 a 15 km/h
Fonte: Meteorologista Ronaldo Coutinho e weather.com





















