Atualização sobre o Ciclone extratropical

Marechal Cândido Rondon deve sentir efeitos nesta sexta-feira à noite

Atualização sobre o Ciclone extratropical
Atualização sobre o Ciclone extratropical
Atualização sobre o Ciclone extratropical
Atualização sobre o Ciclone extratropical Atualização sobre o Ciclone extratropical Atualização sobre o Ciclone extratropical

O avanço de um ciclone extratropical pelo Sul do Brasil começa a impactar o Paraná a partir da noite desta sexta-feira (7), com ventos mais intensos e possibilidade de tempestades na microrregião de Marechal Cândido Rondon.

De acordo com os modelos meteorológicos do site weather.com, a microrregião de Marechal Cândido Rondon, já deve registrar ventos de norte entre 15 e 30 km/h nesta quinta noite.

Para amanhã sexta-feira dia 07, a temperatura máxima chega a 30°C, e a probabilidade de precipitação é de 90%. À noite, as tempestades devem ocorrer nas primeiras horas, com mínima de 15°C e ventos virando para sudoeste com rajadas de até 40 km/h durante as pancadas de chuva.

O sábado (8) será de muito nebulosidade e temperaturas mais baixas, com máxima de 21°C e ventos do Sul entre 15 e 30 km/h. À noite, o tempo melhora, com céu parcialmente nublado mas frio, com mínima de 13°C.

No domingo (9), o sol volta a aparecer, e as temperaturas sobem, chegando a 28°C durante o dia e 17°C à noite, sob ventos moderados de leste.

A partir de segunda-feira (10), o tempo permanece estável, com máxima de 30°C e mínimas entre 18°C e 19°C.

Enquanto isso, nas regiões litorâneas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o ciclone deve provocar rajadas superiores a 100 km/h, especialmente em Tramandaí, Laguna, Imbituba e Florianópolis, onde os ventos podem atingir até 115 km/h.

Há alerta para risco de danos estruturais, quedas de energia e condições perigosas para a navegação.

Em direção ao norte do litoral sul do Brasil, o sistema avança com menor intensidade, mas ainda deve gerar ventos entre 60 e 80 km/h no litoral do Paraná e de São Paulo, e rajadas de até 70 km/h no Rio de Janeiro entre a noite de sábado e o domingo.

Após a passagem do ciclone, a tendência é de queda acentuada nas temperaturas em todo o Sul, marcando a entrada de uma massa de ar frio típica da primavera.

⚠️ Atenção: moradores devem reforçar estruturas soltas, evitar áreas abertas durante as tempestades e acompanhar os boletins meteorológicos oficiais.

Fontes: weather.com e meteorologista Ronaldo Coutinho

CLIQUE AQUI: Participe do nosso grupo de WhatsApp