ATUALIZANDO: Ciclone extratropical já mostra a sua cara no Paraguai, proximo a fronteira com o Brasil
Fenômeno já atinge o Rio Grande do Sul e deve avançar sobre Santa Catarina e Paraná com ventos intensos
O ciclone extratropical que se formou no Sul do País já chegou ao Rio Grande do Sul, provocando rajadas de vento que ultrapassam os 100 km/h em diversas regiões.
De acordo com o meteorologista Ronaldo Coutinho, da ClimaTerra, há registros de ventos entre 100 e 120 km/h principalmente na Restinga do Rio Grande, Tramandaí, Osório e Torres.
Na Grande Porto Alegre, especialmente na zona sul e na região do Guaíba, as rajadas também superam os 100 km/h, com previsão de intensificação ao longo do dia. A região da Lagoas dos Patos e Mirim estão entre as áreas mais afetadas.
No litoral sul catarinense, cidades como Praia Grande, Araranguá e Criciúma podem registrar ventos de 100 a 130 km/h, e em alguns pontos isolados, as rajadas podem chegar a 150 km/h. O mar fica extremamente agitado, tornando a navegação inviável em diversos trechos do litoral.
A ventania deve atingir também Florianópolis, com velocidades variando entre 60 e 90 km/h, e se espalhar pela faixa leste de Santa Catarina.
O sistema impulsiona uma forte massa de ar frio, que provocará queda brusca nas temperaturas. Há previsão de neve ou precipitação invernal nas áreas mais elevadas do Planalto Sul Catarinense e do norte gaúcho.
Em Curitiba, os ventos podem chegar a 70 km/h, e em partes do interior paulista, as rajadas devem variar entre 50 e 80 km/h até sexta-feira.
Com a entrada do ar polar, a partir do início da próxima semana há risco de geadas amplas e intensas, especialmente no Sul do Paraná, Palmas, Guarapuava, Vale do Rio do Peixe (SC) e Serra Gaúcha. Em algumas áreas de pomar, as temperaturas podem variar entre 0°C e -5°C, o que pode causar danos às plantações.
O fenômeno também trará frio intenso para o Centro-Sul do País, atingindo Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com possibilidade de geadas isoladas no café entre terça e quinta-feira.





















