BPFRON prende sete pessoas e apreende quase 90 mil pacotes de cigarros contrabandeados no Paraná
Ações ocorreram entre segunda e quinta-feira na fronteira e resultaram em prejuízo superior a R$ 5,2 milhões ao crime organizado
A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), obteve resultados expressivos no combate ao contrabando durante ações realizadas entre segunda-feira (19) e quinta-feira (22), no âmbito da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras.
Ao todo, sete pessoas foram presas e 88.765 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai foram apreendidos em diferentes municípios do Estado.
A primeira grande apreensão da semana ocorreu em Santa Tereza do Oeste, na BR-277, onde uma carreta foi abordada e, durante a vistoria, os policiais localizaram 570 caixas de cigarros escondidas sob uma grande quantidade de esterco, totalizando 28.500 pacotes. Um homem de 49 anos foi preso.
Ainda na segunda-feira, em Cascavel, uma abordagem a um ônibus na rodoviária resultou na apreensão de 212 pacotes de cigarros encontrados em uma bagagem.
Dois homens, de 38 e 45 anos, foram identificados e liberados no local.
Na quarta-feira (21), duas apreensões de grande porte foram registradas. Em Guaíra, em ação conjunta com a Polícia Federal/NEPOM, equipes do BPFRON interceptaram uma embarcação caseira, conhecida como “gala”, que atravessava do Paraguai para o Brasil pelo porto Salamanca, transportando 27.300 pacotes de cigarros.
O condutor, de 45 anos, foi preso e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Guaíra.
No mesmo dia, em Toledo, também em conjunto com a Polícia Federal/NEPOM, uma caminhonete foi acompanhada até um galpão em uma região industrial.
No local, foi encontrado um caminhão carregado com 25 mil pacotes de cigarros. Cinco pessoas foram presas e a carga apreendida, sendo todos encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Cascavel.
Outras apreensões ocorreram em São Miguel do Iguaçu, onde uma embarcação e um caminhão carregados com 7.500 pacotes de cigarros foram localizados em um porto próximo à região de Santa Cruz do Ocoí, e em Nova Laranjeiras, onde 103 pacotes foram encontrados em uma bagagem durante abordagem a um ônibus interestadual. Um homem de 50 anos foi identificado e liberado.
Na quinta-feira (22), novamente em Santa Tereza do Oeste, equipes do BPFRON abordaram um veículo Ford/Ka na BR-277, ocupado por dois homens de 50 e 67 anos.
No interior do carro foram localizados 150 pacotes de cigarros. O veículo e a mercadoria foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal de Cascavel.
Ao todo, as ações resultaram na prisão de sete pessoas e na apreensão de quase 90 mil pacotes de cigarros contrabandeados, causando um prejuízo estimado de R$ 5.233.990,00 ao crime organizado.
O resultado reforça a atuação constante da Polícia Militar do Paraná, por meio do BPFRON, na repressão ao contrabando e na proteção das divisas do Estado.
Fonte: BPFRON
Redação; Rudi Walker






















