Hoje se comemora o Dia do Gaúcho: cultura, identidade e influência além das fronteiras
PARABÉNS A TODOS OS GAUCHOS E PRENDAS PELO SEU DIA
Hoje é o dia 20 de setembro, o Rio Grande do Sul comemora sua Data Magna, também conhecida como Dia do Gaúcho, feriado estadual que celebra o início da Revolução Farroupilha em 1835. A data é marca oficial de identidade, história e tradições culturais gaúchas — e sua importância extrapola os limites do estado, alcançando regiões como o Oeste do Paraná.
O que é a Data Magna e por que 20 de setembro é feriado
Em 20 de setembro de 1835, começou a Revolução Farroupilha (ou Guerra dos Farrapos), movimento que durou aproximadamente dez anos e que foi um dos mais significativos da história gaúcha nas lutas contra o Império do Brasil, pelos ideais de autonomia, federalismo e liberdade.
O feriado estadual que oficializa essa data foi instituído através do Decreto nº 36.180, de 1995, que declara o dia 20 de setembro como Data Magna do Estado do Rio Grande do Sul.
Também há uma lei mais antiga, a Lei nº 2.072, de 17 de julho de 1953, que “declara feriado estadual o dia 20 de setembro.”
Em Marechal Cândido Rondon e região, a semana farropilha vem sendo comemorado ao longo dos ultimos sete dias com eventos provovidos pelos departamentos e secretarias de cultura, bem como nos CTGs- Centro de Tradições Gaucha. Uma foto da nossa postagem, inclui a imagem da cultura gaucha no munício em uma grande churrascada a base de costelão hoje ao meio dia no centro da cidade esibida pelo tradicionalista Adelar Berwanger.
"Ser gaúcho é um orgulho pra mim. A maior tradição da América Latina. Mas bah" postou ele.
Em alguns casos, cultos e missa é rezada em comemoração ao dia do GAÚCHO.





















