Hospital de Toledo atende primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol

O paciente seria um homem de 27 anos de idade

A Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) – Hospital Bom Jesus confirmou, na manhã desta segunda-feira (06), o atendimento do primeiro paciente com suspeita de intoxicação por metanol em Toledo.

De acordo com nota oficial divulgada pela instituição, um homem de 27 anos deu entrada no hospital apresentando sintomas como náusea, dor de cabeça e dor abdominal.

Segundo relato do paciente, ele teria ingerido bebidas alcoólicas em uma conveniência na tarde de domingo (05). Os primeiros sintomas surgiram ainda durante a noite.

Diante do quadro clínico e da suspeita de contaminação, a equipe médica acionou o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox-PR), que deverá realizar as análises e a investigação do possível caso de intoxicação por metanol.

Os sintomas da intoxicação podem variar, mas geralmente incluem:

Quadro típico: leve depressão do sistema nervoso central (SNC), seguida de um período latente de aproximadamente 12 a 24 horas;
Após o período latente, segue-se acidose metabólica, disfunção visual e sintomas associados (cefaleia, náusea, vômitos, dor abdominal, dispneia);
Bradicardia, choque, coma, persistência da acidose e anúria sugerem mau prognóstico;
Morte geralmente resulta de falência respiratória.

O hospital informou que o estado de saúde do paciente está sendo monitorado e que os órgãos competentes investigam a origem e as circunstâncias da possível contaminação.

 

Fonte sobre os sintomas Conselho federal de Farmáciais

Fonte Materia Toledo News

CLIQUE AQUI: Participe do nosso grupo de WhatsApp