Por 1 voto de diferença Vereadora Tania Maion tem seu mandato suspensa 30 dias
Resultado foi 6 a 5 pela suspensão
Na 23ª Sessão Ordinária da 16ª Legislatura, realizada na noite desta segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprovou, por 6 votos a 5 e uma ausência, a suspensão do mandato da vereadora Tania Maion por 30 dias.
A decisão seguiu o parecer final da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, analisado no Projeto de Resolução 3/2025, votado em turno único. O vereador Sargento Marcos Spohr não compareceu à sessão.
Votaram favoravelmente ao relatório: Rafael Heinrich, Gordinho do Suco (Cleiton Freitag), Fernando Nègre (Fernando Nascimento), Padeiro (Iloir de Lima), Coronel Welyngton (Welyngton Alves da Rosa) e Carlinhos (Luiz Carlos da Silva).
Contrários: Verde (Rodrigo Pulga), Juca (João Eduardo dos Santos), Tania Maion, Suko (Cristiano Metzner) e Juliano Oliveira.
Em manifestação que antecedeu a votação do parecer pelos vereadores, o advogado Alexandre Gregório da Silva, que fez a defesa de Tania Maion, criticou a abertura do processo, afirmando que os parlamentares estavam, na prática, julgando o próprio Poder Legislativo.
De acordo com ele, uma eventual punição à sua cliente, poderia abrir um precedente perigoso para a atividade diária de um parlamentar e enfraqueceria o poder de fiscalização da Câmara.