Rede de saúde do Paraná mobiliza mais de 400 profissionais no atendimento às vítimas do tornado
Vinte pacientes seguem internados em hospitais de Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Cascavel; Sesa reforça estrutura e destaca esforço coletivo no socorro às vítimas
Uma ampla rede de serviços de saúde foi mobilizada para atender as vítimas do tornado que atingiu a região central do Paraná, com maior impacto em Rio Bonito do Iguaçu, nos últimos dias. Desde os primeiros momentos após o desastre, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atua com equipes médicas, ambulâncias, insumos e suporte logístico para garantir assistência aos feridos.
Nesta terça-feira (11), seguem 20 pacientes internados em unidades hospitalares: 11 em Guarapuava — sendo 4 no Hospital São Vicente de Paulo e 7 no Hospital Santa Tereza; 6 em Laranjeiras do Sul — 3 no Hospital São Lucas e 3 no Instituto São José; e outros 3 no Hospital Universitário de Cascavel. Ao todo, 835 atendimentos já foram registrados desde o início da operação.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou o comprometimento dos profissionais envolvidos. “São pessoas que trabalham incansavelmente. Temos uma rede comprometida com o atendimento para garantir todo o suporte necessário às vítimas e suas famílias”, afirmou.
Nos hospitais da região, a mobilização envolveu centenas de servidores e voluntários. Só no Hospital São Lucas de Laranjeiras do Sul, 70 trabalhadores diretos atuaram nos atendimentos, além de estagiários e familiares de funcionários. No Hospital Regional do Centro-Oeste (HRCO), 58 profissionais compuseram a linha de frente, com reforço de 14 leitos clínicos, 30 cirúrgicos e 5 extras de UTI.
No Instituto São José, 85 profissionais — entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares — trabalharam em regime de emergência, contando também com o apoio de voluntários. Já no Hospital Santa Tereza de Guarapuava, 20 profissionais reforçaram a assistência hospitalar, e nas unidades de saúde de Laranjeiras do Sul, cerca de 90 servidores municipais foram mobilizados.
O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, em Guarapuava, também integrou a operação com 52 profissionais, enquanto bases do Samu Regional Centro, em Guarapuava, e de Cascavel, somaram outros 65 profissionais diretamente envolvidos.
A ação conjunta entre o governo estadual, prefeituras, unidades hospitalares e voluntários tem sido fundamental para garantir o atendimento rápido e eficaz às vítimas do tornado.
Fonte: Agencia Estadual de Notícias





















