Frente fria traz risco de tempestades severas ao Paraná neste domingo, alerta Simepar
O sistema meteorológico é diferente do que gerou tornados na semana passada.
Uma frente fria avança pelo Paraná e deve provocar tempestades severas em diversas regiões do Estado neste domingo (16), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Apesar da presença de um ciclone extratropical no cenário meteorológico, o órgão ressalta que o fenômeno é distinto do registrado na semana passada, quando três tornados foram confirmados no Estado.
Na última sexta-feira, um ciclone extratropical atuava próximo ao Paraná e, associado a ventos fortes vindos da Amazônia, ajudou a formar tempestades severas nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. “Duas dessas tempestades evoluíram para supercélulas, que geraram três tornados”, relembra Marco Jusevicius, coordenador de operações do Simepar.
Desta vez, embora haja outro ciclone extratropical, ele está muito distante do continente. “O que vai passar pelo Paraná é predominantemente uma frente fria, que é um cavado atmosférico. Ela até está associada a um ciclone, mas ele está no meio do Atlântico. O fato de existir o ciclone não terá impacto direto para nós”, explica Jusevicius.
O Boletim de Gestão de Riscos divulgado nesta sexta-feira indica que toda a metade oeste do Estado está sob risco alto para tempestades pontualmente severas, com acumulados de chuva que podem chegar a 60 mm, descargas elétricas, rajadas intensas de vento e granizo localizado. Na metade leste, o risco é moderado.
“Tempestades são esperadas sobre todo o Estado no domingo, com maior intensidade à tarde, principalmente no Oeste, em cidades próximas de Cascavel, Guarapuava e Umuarama. Apesar do potencial severo, não há indicação do mesmo nível de intensidade da última frente, pois não há um sistema bem definido atuando”, afirma a meteorologista Bianca de Ângelo.
As chuvas continuam na segunda-feira (17), mas perdem força ao longo do dia conforme a frente fria avança em direção a São Paulo. As temperaturas devem cair levemente, com máximas entre 23°C e 25°C no Oeste e entre 19°C e 21°C no Leste.
Entenda os alertas da Defesa Civil
A Defesa Civil reforça que há diferenças entre avisos e alertas meteorológicos. Os avisos são enviados com até 72 horas de antecedência, quando há risco moderado, alto ou muito alto de ocorrências climáticas. As classificações são:
Verde: risco baixo, com pancadas de chuva e temporais localizados.
Amarelo: risco moderado; possibilidade de rajadas de vento, granizo e alagamentos pontuais.
Laranja: risco alto, com potencial de danos à vida e ao patrimônio; temporais severos, granizo, enchentes repentinas e deslizamentos.
Vermelho: risco muito alto; fenômenos capazes de gerar desastres, como tornados, microexplosões e granizo destrutivo.
Segundo o meteorologista Diulio Patrick, os avisos geram o Boletim de Gestão de Riscos, distribuído às regionais da Defesa Civil. No dia do evento, os alertas são emitidos com base no monitoramento em tempo real.
Moradores podem se cadastrar para receber avisos enviando o CEP por SMS para o número 40199.





















